Fundecam no 1º Fórum de Desenvolvimento Regional

O superintendente do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, participa nesta quarta-feira (7) de uma mesa redonda durante o 1º Fórum de Desenvolvimento Regional. O evento será realizado até quinta-feira (8) no Teatro Municipal Trianon.   Rodrigo Lira também é pesquisador e professor dos programas de mestrado e doutorado do curso de Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes (Ucam).

O Fórum será aberto às 14h30 com a palestra do jurista Luiz Flávio Gomes, que vai falar sobre “Ética na Política”. No primeiro dia, as palestras vão abordar os temas “Cooperativismo” e “Micro e Pequenas Empresas: Como Empreender”. Rodrigo Lira adianta que, durante sua participação, vai falar sobre os valores que o município recebeu de royalties e participações especiais desde 1999 e quais são as perspectivas de desenvolvimento a partir da nova realidade econômica do município.

“Temos um modelo de desenvolvimento apropriado para este momento de escassez de recursos e este modelo tem como ponto central o fato de o município ser polo universitário.  Se por um lado, o município vai ser obrigado a adotar ações de austeridade; por outro, está desenvolvendo ações voltadas para o desenvolvimento”, disse o superintendente, lembrando que Campos possui 14 instituições de ensino superior.

Uma das propostas do superintendente do Fundecam é o desenvolvimento do Parque Tecnológico do Norte Fluminense e vai apresentar exemplos bem-sucedidos, implantados em outras regiões do país. “A gente tem potencial, vocação e muitas universidades realizando pesquisas sérias”, disse Rodrigo Lira, citando ainda outros elementos importantes de fomento ao desenvolvimento no município, como TEC-Campos e o Programa Municipal de Ciência, Inovação e Empreendedorismo, através de parceria entre o Fundecam e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O 1º Fórum de Desenvolvimento Regional é uma realização da TV Record Interior RJ com apoio de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sicoob e Sistema Firjan, além de uma empresa de táxi.


Fonte: SupCom – PMCG
Por:
Liliane Barreto
Foto: Luís Macapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *